Olá, tudo bom ? Eu sou o Dr Paulo Coelho e estou gravando este vídeo para responder a dúvida enviada pela Regiane que me perguntou sobre a relação entre a insônia e a apneia do sono.
“Olá Dr Paulo Coelho eu tenho tido crises de Insônia associada a apneia do sono. Onde costumo acordar assustada como se tivesse me afogando ou me engasgando e depois não consigo dormir novamente. Qual o tratamento mais indicado para o meu caso?”
Regiane obrigado pela sua pergunta
A apneia do sono é um distúrbio respiratório caracterizado pela parada respiratória durante o sono, gerando vários micro despertares podendo desencadear períodos de insônia.
Pode também causar consequências mais severas à saúde como o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e até o óbito durante o sono.
O fato de você acordar frequentemente com engasgos já demonstra um sinal de apneia do sono.
Outro sinal muito importante que precede a apneia e que poucas pessoas levam a sério, é o ronco que representa a obstrução parcial do ar.
Portanto o ronco é a obstrução parcial do ar enquanto que a apneia e a obstrução total do ar
Eu costumo dizer que o ronco funciona como um alarme natural do corpo te alertando, que você esta respirando com dificuldade e que a qualquer momento você pode para de respirar.
A boa notícia é que o tratamento do ronco, bem como o da apneia do sono, costumam ter um prognóstico muito favorável quando diagnosticado precocemente.
Outra boa notícia é que ao longo dos mais de 20 anos trabalhando com distúrbios do sono, nós tivemos muitos casos onde a partir do controle do ronco e da apneia os pacientes reduziram as crises de insônia.
Lembrando que a Insônia tem muitos fatores causais onde o Ronco e Apneia é apenas um deles daí a importância de um diagnóstico clínico aprofundado.
Espero ter lhe ajudado e qualquer dúvida pode voltar a me escrever pois eu vou ficar muito feliz em poder lhe ajudar.
Atenciosamente
Prof Dr Paulo Coelho
Psicanalista Especializado em Distúrbios do Sono